Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Zurraria - Dizem-me que aqui se escrevem coisas...

Zurraria - Dizem-me que aqui se escrevem coisas...

30
Jan08

Top Gear - prego a fundo

Bruno Nunes

É costumeiro falar-se bastante de serviço público quando o tema é televisão. Todos têm a sua opinião sobre como deveria ser a televisão pública. Quem viu, mesmo que de relance, o programa A Voz do Cidadão apresentado pelo provedor Paquete de Oliveira sabe que os tipos que aparecem a dar opiniões são os mesmos que vêem as provas de hipismo no desporto 2 e gravam o Prós e Contras para rever depois e esmiuçar determinadas questões. No fundo, a opinião de tais indivíduos vale tanto quanto as notas de quinhentos escudos feitas pelo Alves dos Reis.

Venho falar-vos então daquele que é para mim o holy grail que qualquer qualquer director de programas deste mundo gostaria de ter, duma pérola subvalorizada por muitos ou completamente desconhecida para outros.
Top Gear de seu nome, existe desde mil nove e setenta e oito, mas a nós só nos interessa o pós-2002, ano de renovação, numa espécie de renascimento das cinzas.
Produto mal-amado da BBC, Top Gear é, para quem não sabe, um programa sobre carros. Para ser sincero, é muito mais do que carros. Os carros são apenas o ponto de partida para algo muito mais vasto e divertido.
Diversão é a palavra certa para descrever o Top Gear, até porque a coluna do programa se divide entre análise e testes de carros, talk show descontraído e sitcom. Não será uma sitcom convencional, mas o humor está seguramente mais presente aqui do que em muitas séries de comédia assumida.
Ainda que muitos dos momentos brilhantes sejam escritos ou preparados previamente, o programa vive também da espontaneidade de Jeremy Clarkson, Richard Hammond e James May, o trio de belíssimos apresentadores do Top Gear. Os temperamentos diferentes, as opiniões extremadas e a magnífica química entre estes três british gents são o sal e a pimenta do programa.
É certo que gostar de carros ajuda a apreciar o programa, mas mesmo quem não é particular apreciador de veículos motorizados saberá decantar os belos momentos que ajudaram a construir a reputação que o Top Gear ostenta hoje em dia.
Agora que a décima temporada terminou na BBC2, segue-se um hiato até aos meses de Verão, onde voltarão a existir mais aventuras de dimensão continental, mais testes de supercarros e quezílias entre a tríplice apresentadora, assim como a destruição em massa de diversas carrinhas, caravanas e atrelados de qualquer estirpe.
Em Portugal, deduzo que a série seja transmitida no canal de cabo BBC World, ainda que em versão mais curta e logo mais desconexa. Como tal, deixo-vos cinco links para vídeos sugestivos do que é o Top Gear.

Jeremy Clarkson conduz o carro mais pequeno do mundo. 
Richard Hammond conduz o melhor carro de todo-o-terreno do mundo.
James May e Richard Hammond conduzem os maiores carros telecomandados do mundo.
James May conduz o carro de produção mais rápido do mundo.
Jeremy Clarkson testa um carro para toda a família...

Para verem mais vídeos ou as reportagens mais longas façam favor de se dirigirem ao serviço online de vídeos mais perto da vossa área. Ou então procurem pelos episódios completos nas localizações por demais conhecidas.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Zurras Mail

zurraria@gmail.com

Zurraria

Para além de ocuparmos espaço na net, não fazemos mais nada...

Arquivo

  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2008
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2007
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2006
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2005
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D