Zurrar!Pelo génio de Pedro Martins / Sex, 25 Jan, 2008 às 12:29
Havia a expectativa em redor deste filme, após o sucesso de “Orgulho e Preconceito”, pela repetição da equipa que havia realizado e produzido o filme e para avaliar a contínua evolução de Keira Knightley , expectativa esta que no meu caso era inexistente dado não ter visto o filme em questão.
Ora não sei se bom, ou mau, certo é que houve algo de fascinante e especial em Expiação ” que, confesso, não esperava encontrar. Um filme muito bem construído quer em termos de argumento, inspirado no romance de Ian McEwan, como a direcção de fotografia, pelos cenários fantásticos terminando na composição musical do filme que imprime ritmo e sentimento ao filme. De destacar ainda - mais do que a boa interpretação de Keira Knightley que está, de facto, feita numa “senhora actriz” - a interpretação do escocês James McAvoy, que esteve muito bem, depois de, no ano passado ter entrado no “Último Rei da Escócia”, onde foi totalmente ofuscado pelo brilho de Forest Whitaker, veio confirmar ser de facto um actor a ter em conta.
Apesar de se tratar de um drama, sem grandes efeitos especiais e momentos de acção, "Expiação” merece, sem sombra para dúvidas, a visita a uma sala de cinema pela experiência que oferece, dificilmente vivida em casa no conforto do sofá (a não ser que tenham um bruto home High-definition cinema em casa, então aí peço desculpa por este parágrafo). Digo isto porque existe, por vezes, a ideia de que o cinema apenas “melhora” a visualização dos chamados filmes "pipoqueiros”. Errado! E "Expiação” é prova disso, pela conjugação, quase poética, dos cenários , ora bélicos ora campestres, com a banda sonora, acompanhadas dos "clac clac's" de máquinas de escrever.
Tal como diz o mestre, o cinema vale pela experiência!
Zurraria
Para além de ocuparmos espaço na net, não fazemos mais nada...