Pelo génio de Pedro Martins / Qua, 23 Jan, 2008 às 02:43
O sonho de Cassandra...humm O sonho de Cassandra! Antes de mais, apenas assinalar alguns aspectos que me parecem importantes. Primeiro que o título parece, à primeira vista, retirado de uma novela mexicana dos anos 90 da hora do almoço. Segundo que o filme fracassa pelo facto de não ser aquilo que tenta ser. Terceiro e último, o filme não me parece assim tão mau como o “pintam”.
(Atenção: Se já está farto de ler, este primeiro paragrafo resume por inteiro o resto do post – Pela sua Saúde PARE!)O sonho de Cassandra assinala o regresso do senhor Woody Allen aos thrillers Policiais, depois do sucesso que foi o grandioso Match point (é inevitável a referência), uma vez mais num cenário londrino que provou ser o pano de ideal para este tipo filme. Apesar da comparação com Match point nada neste filme foi genial, a verdade é que havia uma grande expectativa sobre este para ver se de facto os “ares” de Londres haviam ressuscitado o monstro adormecido em Woody Allen , resposta esta que em “Scoop” apenas havia sido adiada. Importa referir, no entanto, que o filme não é mau, vale plenamente a visita às salas de cinema, pelos dois pesos pesados que são Ewan Mcgregor e Colin Farrel , que embora não estejam perto das suas melhores interpretações cumpriram a sua missão, pela história que não sendo óptima entretêm e por ter um final aceitável, apesar de moralista, dado o desenrolar do filme.
O sonho de Cassandra aborda o quão longe deve alguém ir para conseguir aquilo que pretende e sonha, através dos dois personagens Ian (Ewan McGregor ) e Terry (Colin Farrel) dois irmãos de sangue, mas com ambições e formas de encarar a vida bastante distintas, que por razões diferentes necessitam desesperadamente de um “pequeno” favor, cujo o preço é bastante elevado. Uma história que talvez peque pelo sua linearidade e moralismo que tenta impingir, faltando mesmo aqueles momentos de comédia típicos de Allen .
Dirão os mais críticos , aqueles que realmente percebem, que o passado de Allen exigia mais, talvez tenham razão, O Sonho de Cassandra procura ser muito mais do que de facto é e talvez seja uma tentativa falhada de reutilizar a formula de Match Point mas, volto a sublinhar, não é um mau filme.