Zurrar!Pelo génio de David Fernandes / Ter, 01 Abr, 2008 às 01:49

1968, Birmingham, no coração de Inglaterra.

Tony Iommi, Bill Ward, Gezzer Butler e Ozzy Osbourne fundam uma das bandas que mudaram a história da música para sempre.

Polka Tulk foi o primeiro nome do quarteto, formado pelos companheiros de liceu. Também eles se aperceberam que este não era o melhor nome para a banda – conseguem imaginar um bom metaleiro ostentando uma t-shirt com Polka Tulk estampado em letras garrafais?! - e ainda no primeiro ano de existência alteraram-no para Earth.
Rapidamente, os Earth entraram no circuito de pub's e clubes conquistando uma legião de admiradores que crescia a cada concerto. Os sons crus e pesados, com alguma melancolia à mistura, aliados às letras directas cantadas por Osbourne romperam com todos cânones musicais existentes na altura.
Tal foi o hype em torno da banda que no ano seguinte à formação os Earth voltaram a mudar de nome – à terceira é de vez, já diz o ditado – para Black Sabbath. Foi este o nome que ficou para a história. É também em 1969 que a banda encabeçada por Ozzy Osbourne entra pela primeira vez num estúdio de gravação.

O álbum de estreia, homónimo, chega ao top 10 britânico e por lá se mantém durante 3 meses tornando os Sabbath num fenómeno com milhares de fãs em ambos os lados do Atlantico.
Por entre putas, álcool, drogas, um manager corrupto, tentativas de suicídio e homicídio os Black Sabbath sobrevivem até hoje, apesar de apenas um membro, o guitarrista Tony Iommi, ser presença constante nos 40 anos de actividade.

Nestas 4 décadas os Black Sabbath editaram mais de 20 álbuns que escreveram a história do heavy metal e ainda hoje são influência directa de muitas bandas novas.

Prova disso...

 

2004, Vancouver, na costa do Canadá.
Stephen McBean, Amber Webber, Matt Camirand, Jeremy Schmidt e Joshua Wells dão os primeiros passos musicais juntos sob o nome de Black Mountain.
Esta formação de 5 músicos é apenas uma amostra de algo maior, os Black Mountain Army, um colectivo de músicos, artistas e amigos de Vancouver, na Colômbia Britânica.

Juntos desde 2004 os Black Mountain editam em 2005 o álbum, homónimo, de estreia. Na Europa pouco ou nada se falou deles então, mas os canadianos abriram os concertos da digressão norte-americana dos Coldplay (?!) durante 3 semanas.

No início deste ano lançam In the Future, o disco que põe meio mundo a falar deles. Com este trabalho são incluídos no Book Of Rock Revelations que acompanhou a edição do 10º aniversário da revista Uncut e Stay Free, 5ª faixa do álbum, vai parar à banda sonora de Spiderman 3 e provavelmente será a melhor coisa do filme. 

Com riffs de guitarra duros e repetitivos, mas bem sonoros, a fazer lembrar os de Iommi, e letras simples cantadas a duas vozes (uma delas feminina) os Black Mountain trazem músicas – talvez arrisque canções – melódicas bem ritmadas pela bateria. Quando não assumem a construção melódica as teclas, inexistentes na fase inicial dos Sabbath, pontuam discretamente, mas eficazmente, as composições.
De facto, e para que este texto faça sentido, os Black Mountain recuperam a noção de heavy metal que os Black Sabbath lançaram vai para 40 anos e cruzam-na com outras influências de outras bandas clássicas como Pink Floyd, Led Zeppelin ou Velvet Underground.

Rotulados com a tão na moda etiqueta indie os Black Mountain soam a heavy metal da velha guarda.

 

Mais Links: Myspace e In the Future




Zurraria
Para além de ocuparmos espaço na net, não fazemos mais nada...
Zurras Mail
zurraria@gmail.com
Energúmenos
Bruno Nunes
David Fernandes
João Carvalho
Nuno Costa
Pedro Guerreiro
Pedro Martins
Zurras FM
Sites Catitas
Zurros no Curral

O último zurro

Zurras FM - Foge Foge Ban...

Um belo par...

O adeus...

A morte anunciada do Fest...

Lily Allen prepara novo á...

Foto-Galeria Record

M.I.A - Paper Planes

"...if you're epileptic, ...

Dead Combo no Lux - falto...

Palha Antiga

Abril 2009

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

pesquisar neste blog
 
subscrever feeds