Zurrar!Pelo génio de Bruno Nunes / Qui, 26 Abr, 2007 às 00:11

A Antena 3 faz 13 anos hoje. Parabéns à Antena 3 aqui do Zurraria.
Aqui no Zurras somos todos ouvintes da 3 diariamente, para o bem e para o mal. Cada um com os seus gostos, cada um a apreciar a 3 à sua maneira.
Na parte que me toca, e já que sou eu a escrever este post, tenho que dizer que comecei a ouvir esta rádio por falta de mais opções. Confesso que a primeira rádio que me atraiu foi a Rádio Comercial, nos seus tempos de rádio rock, em que ainda tinha alguma qualidade nos conteúdos e na playlist. Tinha o mestre Alvim nas emissões e o Markl a morder o cão, melhores argumentos que isto desconheço.
Acontece que as coisas mudam, e a Comercial não foi excepção, no caso, para pior, muito pior. Saiu o Alvim e acabou o cão para entrar a música para a malta de meia idade, não só física, como mental.
Começou aí a minha Antena 3, pelo menos a sério.
Boa música, música nova, e espantem-se, nova boa música portuguesa! Coisa rara no FM português.
Tenho a 3 em conta como o palco de lançamento da nova música que se faz no nosso país, substituindo o Júlio Isidro nessa bela mas difícil tarefa. Para além disso é uma rádio com muito e bom pessoal a fazer as emissões, com raras excepções. Já não posso com a Ana Lamy, mas pronto, se calhar sou só eu que estou farto.
Para compensar esta chaga estão lá o Alvim, o Estêvão, o Henrique Amaro e o Freitas, para não falar no Markl, na Linha Avançada do Zé Nunes e de alguns programas da madrugada e do fim de semana, onde o pessoal pode fugir à tirania da playlist e ouvir coisas diferentes.
Nota-se que a Antena 3 está a crescer com o seu público, tal como temos discutido nas aulas de Rádio, acabando por não conseguir fugir a esse fenómeno das rádios de música, esperemos que cresça com uma boa banda sonora a acompanhar.
Ainda assim é louvável o esforço da 3 na divulgação da música que se faz neste cantinho da Europa, lutando contra o conformismo que as outras rádios aparentam ter ganho com o passar do tempo. Verdadeiro serviço público é na 3, por isso foi com estranheza que soube que o provedor da rádio pública, José Nuno Martins criticou abertamente a 3 por considerar que esta não cumpre os ideais de serviço público. Estranho e revelador de alguma ignorância, digo eu. Parece-me que dedicar um dia inteiro unicamente à música portuguesa é um bom indicador de quem serve o seu público. Isto não é o mesmo que dizer que a música que passa na 3 é sempre da melhor qualidade, porque estaria a mentir descaradamente.
"Demasiado comercial" é o que dizem (e digo eu também muitas vezes) as pessoas quando são questionadas sobre o estado actual da playlist da 3. Demasiado r'nb e hip hop sem qualquer significado. Demasiada "fast-food" pop, daquela que é feita num minuto num qualquer estúdio de milhões de dólares e que ninguém se lembra passados 6 meses.
Esqueçamos todos esses dejectos musicais, porque amanhã a Antena 3 faz 13 anos.
Para comemorar, uma Quinta dos Portugueses muito especial, com treze bandas a tocar em directo para todo o Portugal. Bandas portuguesas, claro está. Começam às 9 horas da manhã e acabam às 9 da noite. Aqui fica o cartaz:

9h - Sam the Kid
10h - The Poppers
11h - OIOAI
12h - Freddy Locks
13h - Balla
14h - Fonzie
15h - More Than a Thousand
16h - Colectivo Footmovin'
17h - Micro Audio Waves
18h - Wraygunn
19h - Buraka Som Sistema
20h - Linda Martini
21h - Mundo Cão

Depois do festival vem a paródia. El Gran Alvim dirige uma Prova Oral que eu não vou perder de certeza. Diz que vai haver Gato Fedorento e Gimba, e para mim isso chega.
Depois do Dia da Liberdade, a 3 também faz a revolução com uma bela emissão sim senhora.
Não sei se já mencionei, mas a Antena 3 faz 13 anos hoje. Parabéns à Antena 3.



Comentários:
De bravojohny a 26 de Abril de 2007 às 21:32
Bem, a Antena 3 é uma das minhas rádios favoritas. Devo, contudo, admitir que ainda tenho o paradigma TSF herdado do Carlos Andrade, quando dispunha de imensos programas temáticos.Nos períodos em que circulo de automóvel oscilo entre a Antena 3 e a TSF, onde por vezes gosto de ouvir o fórum TSF, e à tarde o "Mais cedo ou Mais tarde". Recentemente revitalizei a Antena 1, especialmente ao fim de semana e logo no sábado de manhã quando estão de volta Carlos Amaral Dias e Carlos Magno no "Terra Nostra" (o meu programa favorito das rádio), basicamente a reedição do Freud e Maquiavel da antiga TSF, aquela que tinha Quadratura do Círculo.
Ao domingo, a partir das dez, há sempre o impecável Julio Machado Vaz, para ouvir ao longo de uma hora.
Da Antena 3 aproveito mais a música, mas é pá... eu gosto bastante do Caixa de Ritmos. Sabe-me bem quando às vezes estou a chegar tarde a casa, cansado, e vou escutando aquelas vibrações. Por isso também gosto do Grande Sofá e ao sábado de tarde o MK3. Sou eclético, não consigo filiar-me numa rádio e por vezes recorro ao zapping, mas a antena 3 actual está boa. E sim, acho que faz falta um bom programa de blues.


De Menphis_Child a 26 de Abril de 2007 às 21:25
Concordo em acabar com a Caixa de Ritmos, acho mesmo desinteressante.

O Indiegente gosto muito de ouvir, mas acho que o Coyote é melhor e o tipo de música é quase igual, poderiam mudar os horários.


De Pedro Guerreiro a 26 de Abril de 2007 às 20:45
Efectivamente falta um programa dedicado ao blues e jazz, mas não se pode querer tudo.

Em relação à 3, mandava pró lixo o Caixa de Ritmos e o Indigente.
Nem é por nada, mas...


De Menphis_Child a 26 de Abril de 2007 às 10:37
Devo acompanhar a Antena 3 à, mais ou menos, 8 anos e cada vez mais é A MINHA RÁDIO.

Tem muito "fast-foof" tem, mas é mais de tarde, mas tem aquilo que existe em poucas rádios portuguesas, programas de autor.

Só falta mesmo um programa dedicado ao blues.


Comentar post

Zurraria
Para além de ocuparmos espaço na net, não fazemos mais nada...
Zurras Mail
zurraria@gmail.com
Energúmenos
Bruno Nunes
David Fernandes
João Carvalho
Nuno Costa
Pedro Guerreiro
Pedro Martins
Zurras FM
Sites Catitas
Zurros no Curral

O último zurro

Zurras FM - Foge Foge Ban...

Um belo par...

O adeus...

A morte anunciada do Fest...

Lily Allen prepara novo á...

Foto-Galeria Record

M.I.A - Paper Planes

"...if you're epileptic, ...

Dead Combo no Lux - falto...

Palha Antiga

Abril 2009

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

pesquisar neste blog
 
subscrever feeds