Zurrar!Pelo génio de Bruno Nunes / Seg, 02 Jan, 2006 às 14:58


Inicio de manhã do 1º dia do ano. Um vento gelado, mesmo cortante, a bater-nos na face de maneira violenta. O sol a espreitar em certos momentos mas a não conseguir aquecer aquele lugar específico, aquele pedaço de fim do mundo a que deram o nome de Besteiros. Ali estava eu. Mas porquê?
Enquanto muitos por esse país e mundo fora estavam a dormir ou em coma alcoólico..., milhares de pessoas tinham acordado mais cedo, ou nem sequer se tinham deitado (como foi o meu caso) unicamente para ver de perto um acontecimento único na vida de cada um.
Pela primeira vez na história da competição, o célebre Rally Paris-Dakar tornou-se Lisboa-Dakar, e por dois dias, cerca de 500 veículos, entre eles motos, carros e camiões percorreram o sul do nosso país, deslumbrando todos à sua passagem, fosse em competição, ou simplesmente nos percursos de ligação.
Perto das 9 h todos os que lá estavam viram aproximar-se a primeira moto. Não vinha com grande velocidade, mas assim que fez a curva para a esquerda, disparou como uma bala, descendo aqueles montes com a velocidade com que um falcão ataca a sua presa, desaparecendo pouco depois no horizonte.
Quase uma hora e meia depois, e muitas motos passadas, ouve-se ao longe um som semelhante ao rugido de um leão, ou do King Kong (pra quem viu esse belo filme). Todos se aproximam mais um pouco da estrada para ver quem lá vinha. Segundos depois passa-me a não mais de um metro e meio de distância o Volkswagen Touareg do espanhol Carlos Sainz. Posso afirmar de viva voz que aquele homem sabe dar espectáculo, e foi o que fez, aproximando-se da tal curva a pouco mais de 70 km/h e, com a presença daqueles que estavam lá para o ver, acelerando aquela máquina portentosa até aos limites, de tal modo que tudo dentro de nós estremece.
Um minuto ou dois depois aproxima-se a Nissan Navara de Carlos Sousa. Neste momento só posso dizer que foi fenomenal! Se Sainz deu espectáculo, Carlos Sousa foi-lhe ainda superior, mostrando todo o poder daquela máquina e fazendo a alegria de todos os portugueses que lá estavam para o apoiar. Fazendo aquela parte do percurso completamente a abrir, sem quaisquer reservas, Sousa mostrou ali que tem estofo de campeão, que sabe dar alegrias aos portugueses e que tem capacidades para isso.
Depois de Sousa muitos se seguiram, entre os quais os Mitsubishi Pajero Evolution (carro lindíssimo), o resto dos Volkswagen e depois os outros competidores, a maioria apenas com a ambição de chegar a Dakar, mas sem nunca negligenciarem o espectáculo.
Lá por volta do 12:30 começaram a passar os camiões. Quanto a estes veículos e aos seus condutores, só posso afirmar que é preciso muita coragem e determinação para levar estes verdadeiros monstros até ao destino final do Rally. Apesar do tamanho destes veículos os condutores não se pouparam, e tal como as motos e os carros também eles mostraram a verdadeira potência escondida debaixo daquelas toneladas de metal, dando mostras de que também eles estão lá para competir e mostrar o que valem.
Toda esta festa terminou perto das 15h, quando a organização decidiu anular a especial dos camiões devido ao bloqueio de uma estrada por um camião capotado, fazendo assim com que o Dakar saísse de Portugal antecipadamente.
Para terminar, tenho que dizer que para além do grande ambiente criado por todos os que lá estavam a ver passar os competidores fiquei deslumbrado com a potência das máquinas e a arte e o engenho dos pilotos, estando já com vontade que venha o próximo ano para ver tudo de novo, pois é uma esperiência única, que ninguém devia perder, gostando ou não de automobilismo.
Ah!! Já me esquecia de responder porque estava ali. Estava ali porque adoro os desportos motorizados, mas também porque grande parte da minha família estava lá comigo, que não é uma má maneira de começar 2006.
Já agora, desejo muita força e boa sorte a todos os competidores portugueses!!!



Comentários:
De Jo Marafada a 11 de Janeiro de 2006 às 15:19
LOLOL este brunooo é um pagode.... atvas super inspirado ;) sim senhora continuem assim...pois eu tenho uma fotografia na rampa de partida em Lisboa...no dia antes de sair o rally:))


De Pistacha a 4 de Janeiro de 2006 às 15:02
Também não somos experts na matéria mas qq duvida.. poucomaisquegatopingado@gmail.com

(:


De Pimenta a 3 de Janeiro de 2006 às 12:49
Eu gostava de ter ido ver a partida a Lisboa, mas não deu ... pode ser que pó ano dê.
Gostei do blog, q tenho acompanhado qase desde a sua criaçao e como tb criei um adiciono o vosso
Continuem **


Comentar post

Zurraria
Para além de ocuparmos espaço na net, não fazemos mais nada...
Zurras Mail
zurraria@gmail.com
Energúmenos
Bruno Nunes
David Fernandes
João Carvalho
Nuno Costa
Pedro Guerreiro
Pedro Martins
Zurras FM
Sites Catitas
Zurros no Curral

O último zurro

Zurras FM - Foge Foge Ban...

Um belo par...

O adeus...

A morte anunciada do Fest...

Lily Allen prepara novo á...

Foto-Galeria Record

M.I.A - Paper Planes

"...if you're epileptic, ...

Dead Combo no Lux - falto...

Palha Antiga

Abril 2009

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

pesquisar neste blog
 
subscrever feeds